Descrever imagens no twitter é muito simples e não toma mais do que poucos segundos da publicação da foto. E torna a rede social muito mais acessível.
Passo 1 – localize o botão para texto alternativo
Quando publicar uma imagem, perceba que existem pequenos botões na figura. No aplicativo PWA ele aparece como um pincel no canto superior direito (na versão Web esse pincel tem em seu rótulo a palavra “editar”). Já nos aplicativos para Androd e IOS eles aparecem no canto inferior direito com o rótulo “+ALT” (ou no pincel que aparece ao lado).
Passo 2 – Descreva a imagem
Em seguida, procure pelo campo de descrição. Nos aplicativos instalados eles aparecem logo abaixo da imagem. Na interface Web/PWA há uma aba para a descrição do texto alternativo, rotulado como “ALT”.
Após fazer a descrição da imagem e salvar, uma pequena caixa com as letras “ALT” vai aparecer no canto inferior esquerdo da imagem.
Pronto! Sua imagem com descrição já pode ser publicada com seu tweet.
Por que isso é importante?
Pessoas cegas não conseguem compreender uma imagem no twitter sem uma descrição. Esse campo adiciona um atributo de texto alternativo na imagem que permite que tecnologia assistiva (como leitores de tela, que são software que convertem o texto do tweet em áudio) consiga ler o conteúdo desse atributo e transmitir ao usuário essa informação.
Você tem até 1000 caracteres para descrever sua imagem. Esses caracteres não consomem os seus 280 caracteres para texto do tweet.
Para quem enxerga isso não muda nada. Apenas que a sua figura agora tem um pequeno box com as letras “ALT”, representando que você descreveu conteúdo dessa imagem. Mas para quem não enxerga isso é um grande benefício.
Por exemplo, este tweet do perfil da Turma da Mônica. São quatro imagens que representam quatro quadrinhos. Para quem enxerga a mensagem é clara, mas para uma pessoa cega são apenas quatro imagens.
Motivação
Tudo começou por causa deste tweet:
Ele teve uma repercussão tão grande que resolvi ampliar a descrição e fazer um post para estimular que pessoas e empresas descrevam suas imagens no twitter. A ideia é mostrar como é simples deixar a rede um pouco mais acessível.
O objetivo dessa campanha é que esse pequeno box com as letras “ALT” na foto se torne um símbolo que representa a preocupação com o conteúdo e o respeito com público que lê um tweet com imagens.
Compartilhe
Encaminhe esse post para os canais de notícia, instituições, amigos e outras pessoas que publicam fotos no Twitter. Quem sabe conseguimos chamar a atenção para essa séria questão de acessibilidade na rede?