Se você pesquisa “Qual foi a primeira foto publicada na Web?”, provavelmente encontrará artigos apontando a famosa foto das Les Horribles Cernettes. Mas será que é mesmo a primeira? Spoiler: não é bem assim!
Qualquer pesquisa em um buscador ou mesmo em ferramentas de inteligência artificial traz como resposta a imagem das quatro integrantes da banda. No entanto, uma análise mais aprofundada revela fragmentos de informação espalhados pela Web que mostram que a verdade não é bem essa.
Tudo começou com a elaboração de um artigo acadêmico (caso ele seja aprovado, atualizarei este post). Durante o processo, procurei fontes para embasar a investigação sobre a primeira imagem na Web.
A história que conhecemos é que Tim Berners-Lee, logo após inventar a Web, realizava testes para adicionar imagens às páginas. Ele pediu a um colega do CERN, Silvano de Gennaro, que fornecesse uma imagem. Gennaro teria escolhido a capa do CD da banda, que ficou imortalizada como a primeira foto publicadas na Web.
Les Horribles Cernettes era um grupo formado por funcionárias do CERN que se apresentava em festivais da instituição. Suas músicas abordavam, com humor, temas de física e pesquisas do CERN. Curiosidade: o nome da banda forma a sigla LHC, as mesmas iniciais de Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons). Nunca ouviu suas músicas? Elas estão disponíveis no Spotify e em outras plataformas.
Voltando para a história da foto na Web, parece que a publicação não aconteceu exatamente como se conta. Segundo algumas fontes (que incluem aspas de uma entrevista com Silvano de Gennaro), a foto das Les Horribles Cernettes seria uma das primeiras fotos na Web e não a primeira.
Segundo Gennaro, “A web foi criada como uma ferramenta de comunicação entre físicos. Tim Berners-Lee queria mantê-la o mais séria possível para convencer bancos de que valia a pena financiá-la como um projeto”. Fotos de conteúdo técnico já existiam na Web, então a foto da banda não teria sido a primeira em uma página Web.
A foto teria sido publicada em um site de atividades extra curriculares no CERN e a foto da banda foi colocada para ilustrar uma área do clube de música da instituição. O site continua no ar, mas sem a clássica foto que teria eternizado a banda na Web
Gennaro ainda disse que é difícil dizer qual foi a primeira imagem publicada na Web, mas que a foto da banda teria sido “a imagem que abriu a Web para o mundo”.
A própria banda já se posicionou sobre essa história dizendo que sua foto não foi a primeira imagem na Web. Essa foto teria sido a que mudou a Web, de uma plataforma usada por físicos para algo que moldou a sociedade. Segundo elas, a foto seria no máximo “a primeira foto de uma banda na Web”.
Embora seja uma narrativa encantadora e romântica, infelizmente parece que a primeira foto da Web não é mesmo da banda do CERN. Mesmo assim, ela tem um valor histórico e um impacto enorme no que a Web se tornou.