Foto de rosto de Reinaldo FerrazFormado em desenho e computação gráfica e pós graduado em design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Trabalha com desenvolvimento web desde 1998. Coordena as iniciativas de acessibilidade na Web do NIC.br e projetos relacionados a Open Web Platform, Digital Publishing e Web das Coisas. Representante do NIC.br em grupos de trabalho do W3C internacional em Acessibilidade na Web, Digital Publishing e Web das Coisas. Também coordena o grupo de trabalho da ABNT responsável pelas normas técnicas NBR 17060 (acessibilidade em aplicativos de dispositivos móveis) e NBR 17225 (Acessibilidade em conteúdo e aplicações Web), ministra curso de extensão na PUC-SP sobre Design de Interfaces Acessíveis e é autor de quatro livros, sendo dois deles sobre Acessibilidade na Web.

Apaixonado por acessibilidade, usabilidade, padrões web, HTML, CSS e café sem açúcar.

Contato: Preferencialmente pelas redes sociais, como Linkedin, Instagram, Threads e até TikTok.

Foto em tamanho grande está neste link

English version

Graduated in design and graphic computing, with a postgraduate degree in hypermedia design from Anhembi Morumbi University in São Paulo. Has been working with web development since 1998. Coordinates web accessibility initiatives at NIC.br and projects related to the Open Web Platform, Digital Publishing, and the Web of Things. Represents NIC.br in international W3C working groups on Web Accessibility, Digital Publishing, and the Web of Things. Also coordinates the ABNT (Brazilian Association of Technical Standards) working group responsible for technical standards NBR 17060 (accessibility in mobile device applications) and NBR 17225 (accessibility in web content and applications), teaches an extension course at PUC-SP on Accessible Interface Design, and is the author of four books, two of which focus on Web Accessibility.

Biografia completa

Formei-me em Educação Artística com Ênfase em Computação Gráfica e Multimídia pela Universidade Anhembi Morumbi em 1998, onde também concluí a pós-graduação em Design de Hipermídia em 2001.

Minha carreira em tecnologia teve início em 1998 como Web Designer, desenvolvendo dezenas de sites utilizando HTML 3.2, design em tabelas, animações em 3D e Macromedia Flash. Antes disso, meu contato com tecnologia passava por softwares como Lotus 123, Printmaster e cursos de programação em BASIC e dBASE.

Em 2000 ganhei o Concurso Nacional Starmedia de Sites na categoria “inustiados” com um dos meus projetos pessoais.

Comecei a trabalhar no NIC.br como Webmaster dos sites com Comitê Gestor da Internet, Registro.br dentre outros. Fui responsável pelas atualizações e design dos sites. Participei da construção da nova identidade dos sites e do logo do “.br” em 2005. Desenvolvi diversos sites para eventos internacionais como ICANN São Paulo 2006.

Com a publicação do Decreto Nº 5.296 em 2004, que estabeleceu a obrigatoriedade de acessibilidade nos sites governamentais, comecei a me especializar no tema. Em 2007 conheci o vídeo “Acessibilidade Web – Custo ou Benefício” que me despertou a paixão pelo tema e também me permitiu conhecer meus mentores na acessibilidade na Web: Lêda Spelta, Horácio Soares e Marco Antônio de Queiroz (MAQ). 

Em 2008 foi publicado o documento Web Content Accessibility Guidelines 2.0 – WCAG 2.0. A partir daí comecei a estudar mais sobre acessibilidade na Web. Criei um arquivo de power point com mais de 900 slides com todas as técnicas suficientes e aconselhadas para tornar o conteúdo acessível.

Em 2008 aconteceu o evento de lançamento do escritório do W3C no Brasil e tive a oportunidade de participar e assistir a mensagem do próprio Tim Berners-Lee sobre a importância do escritório no Brasil (o primeiro da América Latina).

Foto dos participantes do Curso de Acessibilidade na Web em 2009, com Horácio Soares e Lêda SpeltaEm 2009 fiz um curso de acessibilidade na Web com meus mestres Lêda e Horácio (as fotos desse curso estão disponíveis no Flickr). Nesse mesmo ano tive a oportunidade de ministrar minha primeira palestra sobre o tema no CONIP 2009.

Comecei a me envolver mais com o tema, escrevendo artigos e participando de eventos e ministrando palestras. 

No NIC.br, participei de diversas edições da conferência internacional WWW (World Wide Web Conference):

  • WWW2010 (Raleigh, EUA): participei da candidatura vitoriosa do Brasil para sediar a edição de 2013.

  • WWW2011 (Hyderabad, Índia): integrei a equipe do W3C Brasil.

  • WWW2012 (Lyon, França): participei da preparação para o evento de 2013.

  • WWW2013 (Rio de Janeiro): atuei na organização do evento, que foi um grande sucesso e envolveu a comunidade de desenvolvedores.

Em 2014, coordenei a publicação da Cartilha de Acessibilidade na Web do W3C Brasil, em parceria com o Ministério Público de São Paulo, resultando em seis fascículoss. Nesse mesmo ano, lideramos a tradução autorizada do WCAG 2.0 para o português – a primeira tradução autorizada de um padrão W3C. Também coordenei a tradução da versão WCAG 2.2, publicada em 2025.

Também participei de todas as Conferências Web W3C Brasil, desde 2009 (como participante) e a partir de 2011 como parte da organização desse evento.

Entre 2013 e 2016, coordenei o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, que reconheceu sites acessíveis a pessoas com deficiência, com a última edição realizada durante as Paralimpíadas do Rio de Janeiro.

Sou autor de dois livros sobre acessibilidade na Web:

Também escrevi para a revista IMasters entre 2013 e 2018. Ao todo foram 34 artigos publicados. Também escrevi para o Tableless (16 artigos), para o Blog do W3C Brasil, dentre outros. Publicações acadêmicas, como papers para conferências nacionais e internacionais, são mais de dez.

Atuei como palestrante em centenas de eventos no Brasil e no exterior, como BrazilJS, HTML5 Dev Conf, TheWebConference, diversas edições do “Front in” e eventos acadêmicos. Parte dessas palestras foram gravadas e estão disponíveis online.

Coordenei a Comissão de Estudo da ABNT responsável pela elaboração das normas:

  • ABNT NBR 17060 (Acessibilidade em aplicativos para dispositivos móveis, 2022)

  • ABNT NBR 17225 (Acessibilidade para conteúdo e aplicações Web, 2025)

Também atuei como professor de curso de extensão na PUC São Paulo. Desde 2022 ministro o curso Design de Interfaces Acessíveis, com o objetivo de ensinar os alunos sobre acessibilidade digital.

Em 2023, recebi o Prêmio Líderes de Acessibilidade da HandTalk, reconhecimento nacional pelo meu trabalho e dedicação na área de acessibilidade digital.