Logo do Twitter em um fundo azul. Abaixo a esquerda há um box escoro com as letras ALT em maiusculo
Categorias:

Campanha – Descrição de imagens no twitter

Descrever imagens no twitter é muito simples e não toma mais do que poucos segundos da publicação da foto. E torna a rede social muito mais acessível.

Passo 1 – localize o botão para texto alternativo

Quando publicar uma imagem, perceba que existem pequenos botões na figura. No aplicativo PWA ele aparece como um pincel no canto superior direito (na versão Web esse pincel tem em seu rótulo a palavra “editar”). Já nos aplicativos para Androd e IOS eles aparecem no canto inferior direito com o rótulo “+ALT” (ou no pincel que aparece ao lado).

Captura de tela de telas do twitter para upload de fotos. Na primeira a da versão PWA e interface Web, que mostram o ícone de edição no canto superior direito, acompanhado de uma seta. A segunda imagem mostra a versão de aplicativos instalados, android e IOS, com o ícone +alt no canto inferior direito, também apontado com uma seta.

Passo 2 – Descreva a imagem

Em seguida, procure pelo campo de descrição. Nos aplicativos instalados eles aparecem logo abaixo da imagem. Na interface Web/PWA há uma aba para a descrição do texto alternativo, rotulado como “ALT”.

Após fazer a descrição da imagem e salvar, uma pequena caixa com as letras “ALT” vai aparecer no canto inferior esquerdo da imagem.

A primeira imagem mostra o campo de edição da foto no twitter, com uma seta apontando para a aba alt. Abaixo uma breve descrição da foto "foto de um conjunto de brocas de furadeira". Na imagem seguinte o rascunho do tweet com a imagem agora tem a foto com uma pequena caixa preta com as letras ALT no canto inferior esquerdo.

Pronto! Sua imagem com descrição já pode ser publicada com seu tweet.

Por que isso é importante?

Pessoas cegas não conseguem compreender uma imagem no twitter sem uma descrição. Esse campo adiciona um atributo de texto alternativo na imagem que permite que tecnologia assistiva (como leitores de tela, que são software que convertem o texto do tweet em áudio) consiga ler o conteúdo desse atributo e transmitir ao usuário essa informação.

Você tem até 1000 caracteres para descrever sua imagem. Esses caracteres não consomem os seus 280 caracteres para texto do tweet.

Para quem enxerga isso não muda nada. Apenas que a sua figura agora tem um pequeno box com as letras “ALT”, representando que você descreveu conteúdo dessa imagem. Mas para quem não enxerga isso é um grande benefício.

Por exemplo, este tweet do perfil da Turma da Mônica. São quatro imagens que representam quatro quadrinhos. Para quem enxerga a mensagem é clara, mas para uma pessoa cega são apenas quatro imagens.

Motivação

Tudo começou por causa deste tweet:

Ele teve uma repercussão tão grande que resolvi ampliar a descrição e fazer um post para estimular que pessoas e empresas descrevam suas imagens no twitter. A ideia é mostrar como é simples deixar a rede um pouco mais acessível.

Selfie de Reinaldo Ferraz usando um chapeu tipo panamá de óculos escuros e de camisa rosa. Está em uma estrada de terra em meio a mata. No canto inferior esquerdo há um box preto com as letras ALT

O objetivo dessa campanha é que esse pequeno box com as letras “ALT” na foto se torne um símbolo que representa a preocupação com o conteúdo e o respeito com público que lê um tweet com imagens.

Compartilhe

Encaminhe esse post para os canais de notícia, instituições, amigos e outras pessoas que publicam fotos no Twitter. Quem sabe conseguimos chamar a atenção para essa séria questão de acessibilidade na rede?