A nova rede social da Meta vem ganhando muitos usuários, porém ela foi lançada sem a possibilidade de adição de texto alternativo em imagens, um recurso importante para a acessibilidade. Outras redes também demoraram para implementar esse recurso. Fiz um levantamento de quanto tempo cada rede social adicionou esse recurso.
No dia 5 de julho de 2023 a Meta lançou Threads, rede social/microblog de texto para competir com o Twitter. Em poucas horas o número de usuários passou de 10 milhões e continua crescendo. Por outro lado, a plataforma deixou de lado recursos simples e importantes para pessoas com deficiência, como a descrição de imagens.
Esse recurso é muito importante, pois é a partir da descrição de imagens que pessoas cegas tem acesso a informação em imagens. Legendas em vídeos também são importantes para possibilitar que pessoas surdas ou com baixa audição consigam acompanhar um vídeo com áudio.
Infelizmente isso não é nenhuma novidade. Lançar produtos sem recursos de acessibilidade já acontece há muito tempo, especialmente em redes sociais. Fiz um levantamento das principais plataformas e em que ano cada uma adicionou recursos de legendas para vídeos e texto alternativo em imagens:
- Data de lançamento: 2006
- Recurso para adicionar texto alternativo em imagens: 2016
- Recurso para lembrar o usuário de adicionar texto alternativo: 2022
- Possibilidade de adicionar legendas (closed caption) em vídeos: 2021
- Data de lançamento: 2010
- Recurso para adicionar texto alternativo em imagens: 2018
- Legendas automáticas em vídeos: 2022
- Data de lançamento: 2004
- Recurso para adicionar texto alternativo automático em imagens: 2016
- Possibilidade de adicionar legendas (closed caption) em vídeos: entre 2016 e 2019
TikTok
Clubhouse
- Data de lançamento: Abril de 2020
- Legendas automáticas: Novembro de 2021
Apesar de entender que algumas coisas só puderam ser feitas devido ao avanço tecnológico, levar quase uma década para implementar recurso de adicionar texto alternativo em imagens é preocupante. Iniciativas para acessibilidade como o uso de hashtags #paracegover e #paratodosverem me parece que tiveram um papel importante para a conscientização e pressão para a introdução de recursos de acessibilidade
Hoje não há justificativa técnica para lançar uma aplicação sem o mínimo de recursos de acessibilidade. Não é algo novo e existe documentação a disposição.
Vale lembrar que acessibilidade na Web é lei. Desde 2015 a Lei Brasileira de Inclusão aponta para a obrigação de boas práticas internacionais de acessibilidade digital e hoje existe uma norma técnica da ABNT com requisitos de acessibilidade para aplicativos.
Espero que a Meta não leve todo esse tempo para adicionar esses recursos. Estamos na torcida.
Atualização abril de 2024
O recurso de texto alternativo foi adicionado ao Threads em agosto de 2023. Um mês depois do lançamento da ferramenta. Ótima notícia para a acessibilidade!