Montagem com a foto dos alunos do curso de design de interfaces acessíveis e três exemplares do meu livro sobre acessibilidade na Web
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Um ano para compartilhar conhecimento

O ano de 2020 vai ficar marcado como o ano que publiquei um novo livro e ministrei um curso de extensão de acessibilidade na Web.

Capa do livro Acessibilidade na Web, de Reinaldo FerrazNo dia 21 de maio de 2020 foi lançado oficialmente meu último livro “Acessibilidade na Web – Boas práticas para construir sites e aplicações acessíveis” pela Casa do código. Como estávamos (e ainda estamos) no meio da pandemia do COVID-19 o lançamento foi virtual em um evento do Ceweb.br onde outras iniciativas, pesquisas e publicações foram lançadas.

Fiquei muito feliz em ter lançado o livro nesse evento. Considerando que ele foi lançado somente na versão digital inicialmente e depois de alguns meses na versão impressa, a procura pelo tema me deixou muito satisfeito. Pude ver pessoas que conheço comprando e compartilhando opiniões sobre o livro, como essa review do querido Bruno Pulis e esse artigo no Movimento Web para Todos, além da infinidade de comentários em redes sociais.

Escrever um livro sobre tecnologia é delicado. Na última revisão do livro algumas das ferramentas que uso para verificar a acessibilidade do site mudaram. Tive que trocar imagens e refazer alguns tutoriais. Depois de publicado, em agosto de 2020 o W3C lançou o primeiro draft das WCAG 2.2. Mesmo sabendo que esse material ainda deve levar tempo para ser uma recomendação oficial é importante trazer isso para a comunidade brasileira.

Outro material que eu gostaria de ter abordado com mais profundidade são boas práticas sobre limitações cognitivas. Depois que li o livro da Talita Pagani encontrei diretrizes que poderiam ter sido abordadas também na obra.

O livro tem vendido muito bem (só na última black friday ele vendeu quase 1/3 do que vendeu desde seu lançamento em maio) e fiquei muito feliz com os comentários e feedbacks.

PUC-SP - Educação Continuada - Design de interfaces acessíveis - UX e Acessibilidade Digital - Extensão - 30 horasNão satisfeito com o lançamento do livro, recebi um convite para propor um curso de extensão na PUC-SP sobre design de interfaces acessíveis. Para minha surpresa o curso foi aceito e teve uma grande procura.

A primeira turma foi sensacional. Fora o frio na barriga de lecionar para amigos e especialistas em acessibilidade, a troca de informações entre os alunos foi valiosíssima.

Fazer um curso a distância tem suas vantagens e desvantagens. Dar aula ao mesmo tempo para pessoas de diversas cidades (e países) ao mesmo tempo é uma vantagem que as aulas online proporcionaram. Também tive que pesquisar bastante para tornar o conteúdo dos slides mais acessíveis.

Meu objetivo com a turma era sempre estimular a curiosidade deles sobre o tema. Eu gosto muito de trazer algum tema para discutirmos antes de começar a aula, até para que todos pudessem conseguir entrar a tempo. Tratamos de tantos assuntos interessantes, desde ferramentas automáticas de acessibilidade até o limite de caracteres para texto alternativo.

Pedi para os alunos preencherem um formulário contando um pouco da experiência do curso. Fiquei muito feliz em saber que pude contribuir pelo menos um pouco para quem já conhece o tema e pude apresentar essa temática para quem pouco teve contato com o assunto.

Me chamou a atenção que os alunos comentaram que gostariam de ter mais tempo para debates. Isso foi bem interessante porque foi algo extremamente valioso para todos, inclusive para mim. Esses debates foram legais porque quando surgia uma dúvida, como se leitores de tela leem textos em tags de abreviação, os colegas especialistas em leitores de tela faziam o teste na hora.

E para a minha alegria, a PUC-SP abriu uma nova turma para esse curso no primeiro semestre de 2021!

O ano de 2020 foi difícil para todos. Mas poder contribuir para disseminar mais conhecimento sobre acessibilidade me deixou muito feliz. Em um momento que precisamos estar próximos, estudar é a melhor forma de ocupar a cabeça com algo produtivo.

O bom de compartilhar conhecimento é que aprendemos todos os dias. Seja para a pesquisa do livro ou para preparar aulas, reciclei muita informação, conheci pessoas e realidades novas.

Que venha 2021!