Sempre me interessei em entender as tendências e novidades da tecnologia, principalmente as relacionadas com o que a próxima geração vai consumir. Já me peguei pensando que não quero ser aquele senhor de barba branca rabugento resmungando que “na minha época que era bom”.
Tenho minhas principais redes sociais consolidadas e muito focadas em desenvolvimento Web e acessibilidade digital. Por isso pensei em investir em uma nova rede que não conheço ninguém (ou não conhecia) e tentar uma nova abordagem.
No final de 2019 criei uma conta no TikTok para entender como a plataforma funciona. Depois da pandemia descobri que é uma excelente ferramenta para compartilhamento de conteúdo de forma dinâmica. Não entrei para fazer dancinha e sim para acompanhar e produzir material que pode interessar a outros públicos.
Falar de tecnologia, internet e Web sem o viés do desenvolvimento e códigos poderia ser um bom caminho. Tenho feito vídeos sobre coisas que gosto: História da tecnologia, jogos antigos e sites que fizeram sucesso.
Confesso que tenho gostado do resultado.
O que mais me surpreende é que boa parte do público são pessoas que já conhecem esse conteúdo, como jogos dos anos 90, mas uma outra parte que não conhecem ficam encantadas em saber a história por trás daquela tecnologia. Mesmo que seja em um vídeo de um minuto, mas isso já é o suficiente para aproximar as pessoas dos temas que comento.
Ainda estou aprendendo a produzir esse tipo de conteúdo e descobrindo os desafios: Escrever um bom roteiro para vídeos curtos, planejar a gravação e fazer uma boa edição (sem esquecer da acessibilidade, pois adiciono legendas em todos os vídeos).
Se você faz parte dessa rede, me segue lá no @reinaldoferraz Esses são alguns exemplos dos vídeos que venho produzindo.
@reinaldoferrazquem lembra desse som do ICQ?♬ Love You So – The King Khan & BBQ Show
@reinaldoferraz Vocês pediram, então vamos falar do mIRC
@reinaldoferraz Conheça os primeiros jogos #multiplayer ♬ Love You So – The King Khan & BBQ Show