Fico feliz em anunciar que a PUC-SP abriu uma nova turma para o Curso de Design de Interfaces Acessíveis para o segundo semestre de 2024. As aulas começarão no dia 28 de agosto e vão até o dia 30 de outubro.
As inscrições já estão abertas e tem desconto para matriculados até dia 31 de julho de 2024.
O curso é todo online (pela plataforma Teams) e acontece às quartas-feiras, das 19:00 as 22:00 (horário de Brasilia).
Aproveitei essa nova turma para dar um pouco mais de detalhes sobre as aulas e esclarecer algumas dúvidas que costumam surgir:
Para quem é esse curso?
Para desenvolvedores, profissionais de UX/UI e interessados em acessibilidade digital
Preciso ter conhecimento técnico para fazer o curso?
Não é obrigatório, mas conhecer um pouco de HTML e CSS facilita a compreensão das partes mais técnicas, porque há muitos exemplos de códigos para a eliminação de barreiras. Isso não significa que seja um curso técnico. Boa parte do curso apresenta técnicas para identificação de barreiras que não envolvem interpretação de código (além das aulas de eliminação de barreiras para design e conteúdo multimídia)
Não encontro informações na página do curso
Especialmente se você acessa pelo smartphone, o menu fica meio “escondido” e vai para a parte inferior do site, mas já deixo aqui o link direto para valores, turmas e horários, inscrições e contato.
Queria mais detalhes sobre as aulas e o conteúdo abordado
Na sequência apresento um pouco mais do que é abordado em cada aula do curso
Primeira aula – Introdução e contexto
Na primeira aula nos apresentamos e aprendemos sobre o contexto do curso, conhecendo um pouco da história da Web e da acessibilidade digital e como a acessibilidade e usabilidade andam juntas para uma melhor experiência do usuário.
Segunda aula – Pessoas com deficiência na Web
Aqui conhecemos os tipos de deficiência e como as pessoas são impactadas quando existem barreiras de acesso na Web. Também são apresentados diversos recursos de tecnologia assistiva e como podemos fazer uso desses recursos para entender as barreiras de acesso.
Terceira aula – Barreiras de acesso
Nessa aula aprendemos na prática, com exemplos de sites atuais, quais as barreiras de acesso que podem impactar a navegação e o acesso de pessoas com deficiência. Essa é uma das aulas mais legais, já que podemos ampliar nossa percepção de navegação e uso da Web.
Quarta aula – Padrões de acessibilidade na Web
Aula sobre os padrões internacionais de acessibilidade: WCAG e WAI-ARIA. Aula mais densa mas fundamental para entender a relação da documentação com as barreiras de acesso.
Quinta aula – Eliminando barreiras – Estrutura
A partir daqui aprenderemos como eliminar as barreiras de acesso apresentadas nas aulas anteriores. Nessa aula passamos pelas principais boas práticas para a construção de uma estrutura robusta para garantir a semântica e a acessibilidade.
Sexta aula – Eliminando barreiras – Navegação e interatividade
Tudo o que envolve a interação do usuário será abordado nessa aula, desde botões e campos de formulário até controles mais complexos.
Sétima aula – Eliminando barreiras – Design
Essa aula tem o foco na eliminação de barreiras de acesso com foco na percepção visual. Acessibilidade vai muito além do código.
Oitava aula – Eliminando barreiras – Multimídia e conteúdo não textual
Como solucionar barreiras de acesso em imagens, áudio e vídeo.
Nona aula – Validação e verificação de acessibilidade
Depois de entender os principais conceitos da eliminação de barreiras de acesso passamos para a verificação com ferramentas automáticas. Elas grandes aliadas na detecção de barreiras de acesso.
Décima aula – Identificando barreiras de acesso em aplicações reais
Na última aula fazemos a apresentação de todo o trabalho de pesquisa e verificação de acessibilidade feito durante o curso e também apresento um conteúdo complementar atualizado.